Notícias


Cientistas criam córnea humana produzida por impressora 3D

06/Jun/2018

1
 

Pesquisadores da universidade New Castle usaram as células-tronco de um doador saudável para produzir uma solução para impressão, ou bio-tinta, e foram capazes de imprimir uma córnea humana e menos de 10 minutos através de uma simples bio-impressora 3D de baixo custo.

A bio-tinta foi criada a partir de uma combinação de células-tronco, colágeno e alginato, um tipo de açúcar utilizado em terapias de regeneração epidérmica, o gel resultante é capaz de manter as células-tronco vivas, com rigidez suficiente para manter a forma mas ainda assim, flexível para ser impresso pela impressora 3D. De acordo com os cientistas, o tecido impresso pode ter suas dimensões personalizadas de acordo com a especificação de cada paciente, dando à córnea impressa o tamanho e a forma que mais se adapta aos olhos do paciente.

Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas podem perder a visão devido a problemas na córnea e o número de doadores é escasso. Essa pesquisa é um grande avanço no transplante de córneas podendo, futuramente, gerar um suprimento capaz de suprir a demanda.

A córnea artificial ainda irá passar por diversos testes e levará vários anos antes que possa ser utilizada em transplantes. Mas já é um foco de esperança na luta contra a cegueira córnea, a terceira maior causa de perda visual, atrás da catarata e do glaucoma.