Notícias


O que seus olhos podem dizer da sua saúde.

10/Nov/2017

1
 

Você sabia que pelos seu olhos podemos ter pistas sobre a sua saúde?

Sintomas detectados nos olhos, e ligados a outros sintomas do corpo, auxiliam na identificação da doença.

Olhos secos, irritados e visão embaçada: Podem ser sintomas de deficiência nutricional. Uma nutrição pobre ocorre quando o corpo não absorve a quantidade necessária de um nutriente e pode desencadear várias doenças como anemia ferropriva.

Vermelhidão, prurido e olhos lacrimejados: Podem significar reação alérgica. A alergia tem causas variadas e pode ocasionar várias complicações, desde uma simples irritação até sequelas visuais. No caso de alergias oculares o oftalmologista pode recomendar compressas frias, colírios e, quando necessário, colírios com corticóides.

Olhos amarelados: Pode ser um sinal de que o fígado não está trabalhando como devia. As causas mais comuns de problemas no fígado são: o excesso de gordura no órgão, excesso de álcool, uso abusivo de medicamentos e doenças como hepatite, ascite, esquistossomose, etc. Neste caso, deve-se procurar um médico para investigar o problema e iniciar um tratamento adequado.

Olhos saltados/ressecados/visão turva: São doenças que ocorrem quando o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células saudáveis, muitas destas condições tem sintomas associados aos olhos. A doença de graves causa Exoftalmia (olhos saltados), a sindrome de Sjögren afeta as glândulas lacrimais, causando ressecamento ocular, já a Sarcoidose é uma doença auto-imune que afeta os olhos causando: visão turva, dor, vermelhidão, sensibilidade à luz e coceira.

Alteração na visão de cores: Se perceber que as cores aparentam estar desbotadas, pode ser um sintoma de catarata ou de doenças neurológicas, como a enxaqueca.

Portanto, o recomendado é, se suspeitar de qualquer alteração nos olhos ou visão, consulte o seu oftalmologista e tire todas as suas dúvidas com ele. A prevenção é o melhor meio de preservar sua saúde.