Notícias


Aumenta o número de pessoas míopes no mundo

06/Out/2017

1
 

Nos últimos 50 anos, o número de pessoas míopes duplicou e estima-se que, até 2020, um terço da população mundial terá esse problema na visão.
No leste da Ásia a miopia já atinge cerca de 90% dos jovens que concluem o Ensino Médio. Se não for detectado e corrigido com lentes, a miopia pode progredir e aumentar os riscos de desenvolver catarata, glaucoma, desprendimento da retina ou maculopatia míope com o tempo.
A miopia não tem cura, não é reversível e está entre as principais causas de cegueira permanente no mundo. O uso de lentes auxilia impedindo ou desacelerando o avanço da condição
A cirurgia a laser é outra maneira de corrigir o problema, mas não é recomendado para jovens que ainda estão em fase de crescimento.
Estudos indicam que a genética é um fator predominante no desenvolvimento da miopia, mas passar muito tempo em locais fechados ou focar a visão em objetos próximos, como tablets e celulares ou lendo e escrevendo, sem luminosidade adequada ou por muito tempo, também aumentam as chances de ter o problema.
Especialistas concordam que o risco de miopia infantil diminui em crianças quem passam períodos ao ar livre, também é recomendado a todos o acompanhamento oftalmológico para que a condição seja descoberta o mais rápido possível e, com isso, o tratamento se tornar mais eficaz.
Para mais informações leia: http://m.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/06/1892669-por-que-cientistas-falam-em-epidemia-de-miopia-e-qual-a-sua-origem.shtml