Notícias


Comprovada a relação do Zika vírus com lesões oculares em recém-nascidos.

19/Jan/2017

1
 

A relação entre o Zika vírus e lesões oculares em recém-nascidos vem sendo estudado há algum tempo. Este mês, um estudo identificou, pela primeira vez, o nascimento comprovado de bebês cegos devido ao Zika vírus.

Um artigo recém-publicado, cuja autoria é de um grupo de pesquisadores brasileiros e americanos que estudam a relação entre o Zika vírus e as lesões oculares em bebês brasileiros, na revista científica americana "Retinal cases & Brief Reports" constata os primeiros casos confirmados de cegueira em recém-nascidos devido ao Zika.

Dois bebês da região metropolitana de São Paulo foram estudados pelo grupo, as mães, uma de 17 anos e outra de 14, moram em São Paulo, nunca viajaram para fora do Estado, enxergam bem e não tem nenhum parente com problemas de visão.

Os pesquisadores da Unifesp relatam: 30% dos recém-nascidos infectados com Zika vírus tem algum tipo de dano na visão; - "Verificamos que o vírus da Zika pode pegar também a parte da frente do olho. O vírus pode, na criança principalmente, levar a diferentes tipos de lesões, todas elas capazes de contribuir para cegueira"

A Dra. Juliana Freire, do grupo de retinopatia da prematuridade e avaliação de recém nascidos da Unifesp compõe o corpo clínico da Oftalmo Taubaté. Em casos de suspeita de infecção na gestação ou prematuridade, o exame de mapeamento de retina é mandatório. Agende sua consulta com nossa especialista.

Fontes:
http://journals.lww.com/retinalcases/Abstract/publishahead/INFANTS_WITH_CONGENITAL_ZIKA_SYNDROME_AND_OCULAR.99051.aspx

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2017/01/pesquisa-em-sp-relaciona-o-virus-da-zika-com-cegueira-de-bebes.html

http://exame.abril.com.br/brasil/estudo-revela-que-dois-bebes-nasceram-cegos-por-causa-do-zika/