Notícias


Gravidez pode gerar alterações na visão da gestante

24/Mai/2016

1
 

Durante uma gravidez o corpo da mulher passa por várias mudanças físicas, crescimento do útero, modificações mamárias, aumento da produção hormonal, aumento de peso, retenção de líquidos, etc.

O que muitas gestantes não sabem é que estas mudanças físicas podem atingir a visão também, por exemplo, pode ocorrer uma alteração no grau causada pela retenção de líquidos nos tecidos oculares provocando uma oscilação na refração e desfocando a visão, podendo alcançar mulheres usuárias ou não de lentes.

A maioria das alterações são temporárias, elas se encerram no final do período de amamentação, por isso, não é indicado, durante o período gestacional ou de amamentação, a realização de cirurgias visuais corretivas e a troca de óculos ou lentes de contato só são indicados nos casos em que a nova visão da gestante atrapalhe sua rotina diária.

O aumento na produção de estrogênio durante a gravidez pode gerar uma diminuição na produção de lacrimal desencadeando uma síndrome do olho seco, tornando o olho menos tolerante às lentes de contato. Os sintomas variam entre visão embaçada, desconforto ao ver TV ou trabalhar no computador, sensação de areia nos olhos, vermelhidão e prurido.

Alterações no campo visual, como o aparecimento de manchas ou pontos pretos, podem ser causadas pelo aumento da pressão arterial nos olhos combinado com o inchaço corporal. Estes sintomas estão ligados a uma condição comum na gravidez, a pré-eclampsia, situação que pode se tornar grave se evoluir para eclampsia colocando em risco a mãe e o bebê.

Para detectar previamente a doença a gestante deve realizar o exame de fundo de olho, através dele será possível ao médico analisar o fluxo sanguíneo nas artérias, veias e nervos da retina e determinar se houve um aumento na pressão arterial suficiente para provocar uma pré-eclampsia.

As mulheres grávidas podem, também, sofrer de diabetes gestacional, doença que ocorre pelo aumento da produção de Hormônio Lactogênio Placentário inibindo a produção de insulina pelo pâncreas e desequilibrando o nível de açúcar no sangue, afetando seriamente a visão. A diabetes gestacional pode ser diagnosticada pelo exame de fundo de olho.

 

Fontes:

http://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2014/04/olhos-de-gravida-6-problemas-que-podem-afetar-visao-da-mae-e-do-bebe.html

http://guiadobebe.uol.com.br/alteracoes-da-visao-durante-a-gestacao/

http://www.bolsademulher.com/bebe/gravida/materia/gravida-tem-mais-chances-de-ter-problemas-de-visao

http://www.saudevisual.com.br/noticias/1668-gravidez-hormonios