Notícias


Já teve a sensação do olho estar tremendo ou pulando? Isso pode ser um alerta de estresse.

01/Abr/2016

1
 

Mioquimia é o nome que se dá à contração involuntária de um ou mais músculos devido à liberação de hormônios ligados ao estresse que vão para o sistema nervoso autônomo. Geralmente ocorre na pálpebra, face, mãos ou pés.

Este tremor involuntário é um alerta de que algo não está bem, pois normalmente ocorre devido a excesso de estresse, fadiga, ansiedade, excesso de trabalho, falta de sono ou problemas pessoais. Um sinal de que a pessoa precisa parar, desacelerar e se cuidar pois, senão, poderá desenvolver doenças ligadas ao estresse como, depressão, ansiedade, hipertensão e infarto.

Os espasmos oculares podem acontecer devido à tensão ocular, que ocorre quando alguém fica muito tempo em frente à televisão ou monitores e acaba sobrecarregando a visão. A falta de lubrificação dos olhos também pode causar espasmos, por isso é importante estar atento à umidificação do ambiente, principalmente locais onde possuem ar-condicionado.

O consumo excessivo de bebidas estimulantes como café ou chá preto, o uso de certas drogas ou álcool e o desequilíbrio na quantidade de potássio são outras causas de mioquimia.

Normalmente estes espasmos são comuns e passageiros, além de não apresentarem riscos à saúde. Entretanto, existem casos em que esta contração involuntária possa ser causada por distúrbios na região do cérebro, como por exemplo, a doença do espasmo essencial - blefarospasmo.

O blefarospasmo é uma condição rara, um tipo de tique nervoso facial, geralmente associado a contraturas involuntárias dos músculos da face. O tremor da pálpebra pode ser um sintoma da doença, por isso, deve-se consultar um oftalmologista com urgência para saber exatamente qual é a causa dos espasmos.