Notícias


Já teve a impressão de ver objetos transparentes movendo-se em frente aos olhos quando olha para o céu azul? Conheça as moscas volantes.

26/Fev/2016

 

Este é um video explicativo sobre o  fenômeno visual chamado de moscas volantes.

 

 

 

Moscas volantes são pequenas manchas ou nuvens que aparecem sozinhas ou junto com muitas outras no campo visual do indivíduo, eles podem ter a forma de pontos, linhas, ou fragmentos de teias de aranhas e a coloração varia do branco opaco até o escuro esfumaçado.

Essas manchas são, na realidade, sombras projetadas na retina por pequenas estruturas de proteína ou outras células descartadas ao longo dos anos e aprisionadas no humor vítreo, o fluido viscoso que preenche o olho. Por isso é tão difícil olhar diretamente para elas, pois por estarem flutuando dentro deste fluido, acabam acompanhando os movimentos do olho e dirigindo-se para fora da direção do olhar.

 A maioria das pessoas relata conseguir enxergar essas manchas flutuando vagarosamente em frente aos olhos quando olham para o céu azul ou uma parede branca. As moscas volantes podem aparecer em pessoas de qualquer idade, especialmente se são míopes, mas tornam-se mais frequentes conforme envelhecemos. Eles também são comuns após cirurgias de catarata ou depois de um trauma.

O aparecimento de moscas volantes causa apreensão, porém nem todas são graves, o que preocupa é a possibilidade de uma ruptura da retina, pois em muitos casos o rompimento é acompanhado de sangramento dentro do olho, o que gera uma forma de mosca volante. A ruptura da retina pode avançar para um descolamento de retina, por isso, a percepção de moscas volantes, flashes no campo de visão ou a perda da visão lateral devem ser examinados pelo oftalmologista especialista em retina.

Em nossa clínica dispomos de especialistas em retina capacitados a determinar  a causa e em casos mais graves, o tratamento desta entidade.