Notícias


Você sabe quem inventou a lente de contato?

20/Nov/2015

1
 


A ideia de que utilizar lentes corretivas aplicadas diretamente na superfície do olho auxiliaria nos problemas de visão, foi proposta, originalmente, em 1508 por Leonardo da Vinci, e, em 1636, René Descartes trouxe ideias similares.

Mas, somente em 1887 que o fabricante de peças óticas F.E. Muller e o fisiologista alemão Adolf Eugen Fick conseguiram, em épocas diferentes, construir as primeiras, e desconfortáveis, lentes de contato feitas de vidro.

Em 1971 surgiu o primeiro modelo de lente gelatinosa, criada pela empresa Bausch & Lomb e lançada no mercado americano, era mais maleável e confortável de se usar, mas somente em 1995 que a primeira lente descartável iria aparecer.

Estima-se que, atualmente, cerca de 125 milhões de pessoas no mundo usem lentes de contato (2% da população mundial). As lentes geralmente servem para o mesmo pradrão corretivo que os óculos convencionais, porém são mais leves e visualmente invisíveis. Além disso, as lentes de contato corrigem a miopia com 5% a mais de eficácia do que os óculos. As lentes comerciais podem vir tingidas com um azul fraco, assim fica mais fácil vê-las quando estiverem imersas em soluções de conservação ou limpeza. Já as lentes cosméticas e as corretivo-cosméticas são coloridas propositalmente, desse modo elas alteram a aparência do olho, dando cor ou formato diferente.