Notícias


Precauções para manter a saúde dos olhos

06/Nov/2015

1
 

Visitas regulares ao oftalmologista

Os olhos necessitam de uma atenção constante desde o nascimento, o ideal é fazer o primeiro exame de vista no bebê entre o 3º e o 6º mês de idade, os próximos podem ser com 4 e 6 anos (a menos que seja detectada alguma anormalidade ou se já houver parentes próximos com doenças oculares). As crianças que são obrigadas a usar óculos desde muito cedo devem  fazer exames regularmente.

Motoristas que realizam longas jornadas devem fazer  exames de vista anualmente, para diagnosticar a saúde da acuidade visual, do campo de visão, da sensibilidade à luz intensa, etc, pois sua profissão exige mais dos olhos.

É importante fazer exames regulares para verificar a presença de glaucoma, geralmente se recomenda que todos os indivíduos com 40 ou mais anos de idade sejam examinados para o glaucoma no mínimo uma vez a cada dois anos. Devem ser examinados em intervalos menores, talvez uma vez ao ano, Indivíduos a partir dos 20 anos que possuem fatores de risco importantes, como diabete ou histórico familiar de glaucoma e aqueles com 60 anos de idade ou mais.

Pessoas com mais de 50 anos, fumantes ou quem passa muito tempo sob o sol, correm maior risco desenvolver degeneração macular, por isso, a mácula deve ser examinada regularmente, de preferência uma vez por ano, para garantir um diagnóstico precoce da doença.

Proteção contra incidência de raios UV

Qualquer um que passa muito tempo sob o sol, sem proteção adequada, corre o risco de sofrer queimaduras na córnea, se isso ocorrer, as terminações nervosas ficam expostas causando dor intensa, extrema sensibilidade à luz e ardor nos olhos. A exposição prolongada ao sol pode ser mais perigosa, a incidência direta dos raios ultravioleta no olho humano, causa lesões nos olhos que, progressivamente, podem resultar na perda total da visão, no espessamento da conjuntiva, catarata e a um aumento do risco da degeneração macular. Por isso, é importante o uso de óculos de sol que possuam proteção UVA/UVB, ao dirigir, andar e usar bicicleta, patins ou skate.

Trabalhos em frente ao computador

Períodos intensos de trabalho em frente a um computador deixam os olhos ressecados já que piscamos com menos frequência e, com isso, diminuímos a distribuição da gordura lubrificante que protege os olhos. Por isso a importância de intervalos regulares longe da tela, dando um descanso aos olhos. Deve-se, de tempo em tempo, desviar o olhar da tela e olhar para pontos distantes ou abrir e fechar os olhos esforçando-se a piscar.

Cosméticos

Quem gosta de usar maquiagem deve dar preferência a produtos  antialérgicos e sem conservantes, pois esses produtos irritam os olhos e agridem a película protetora de gordura da córnea. Também é importante sempre retirar o rímel, delineador e sombra de seus cílios e pálpebras, dormir com maquiagem pode fazer com que partículas entrem nos olhos irritando-os.

Quem usa cremes faciais deve evitar aplica-los diretamente na área ao redor dos olhos, pois os óleos contidos nestes produtos podem romper o filme lacrimal e causar alergias. Evite aplicar cremes faciais

Histórico de Saúde Ocular da Família

Conheça o histórico de saúde ocular da sua família, é importante saber se algum parente já foi diagnosticado com alguma patologia, pois muitas doenças oculares são hereditárias. Isso vai auxiliar seu oftalmologista a determinar se você possui um risco maior de desenvolver alguma doença ocular e ajudá-lo a se prevenir contra elas.